quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Acordo Ortográfico

A Ministra da Educação Isabel Alçada admitiu no passado dia 23 de Fevereiro que o novo acordo ortográfico deverá chegar às escolas no ano lectivo de 2011-2012.

Era algo que realmente fazia falta ao país porque neste momento toda uma geração inteira irá ser considerada analfabeta, iremos ter professores chamados de incompetentes por estarem a ensinar coisas erradas às crianças e jovens, aqueles que estão a estudar para professores de português estarão também com mais problemas e poderão ter de repetir o curso todo, qualquer português que escreva da maneira que aprendeu irá ser rotulado de burro, será que os livros de diversos escritores terão de ser reformulados com este acordo, será que tal como a senhora ministra disse iremos ter de corrigir os livros escolares entre outros sendo assim esta uma actividade lúdica da qual vamos retirar muitos ensinamentos?

Se assim for proponho que se faça uma correcção escolar e não só nos livros da colecção Uma Aventura, pois suponho que perante este cenário estarão cheios de erros, que levarão muitos de nós a ficar na estupidez novamente.

Eu bem sei que a língua é algo que se desenvolve ao longo dos tempos e que sofre metamorfoses, inclusive eu não sou um perito na língua portuguesa e admito que dou os meus erros, mas neste momento quem será um perito?

Porque raio vamos ter de falar e escrever como os brasileiros, os angolanos, moçambicanos, etc, alguém me sabe dizer? Eu não tenho nada contra a cultura deles e até sei utilizamos muitos estrangeirismos, mas se querem falar o português que o falem mas porque carga de água agora temos de escrever de forma diferente, tal como na Inglaterra e nos EUA por exemplo cada qual fala o inglês mas não falam da mesma maneira.

Será que irei ser um analfabeto quando estiver no meu emprego por não saber escrever da forma correcta?

Enfim... como disse alguém: "E o burro sou eu!"

Sem comentários: