domingo, 9 de abril de 2006

Bom Português

Na RTP de segunda a sexta durante a manha dá um programa que transmite noticias informações de trânsito, meteorologia, etc. Existe uma rubrica que se chama Bom Português em que se corrige a língua portuguesa em como se diz e como se escreve certas palavras, então aqui surge o meu dilema. Por muitas vezes por esse país fora existe muita gente a dizer uma palavra que gostava de saber como se escreve:
Fodasse ou Foda-se?
Exemplos:
Fodasse, que tá a chover de caraças!
ou
Foda-se, que tá a chover de caraças!

Digam qual acham que será a maneira correcta e expliquem o porque para todos juntos podermos dizer:
“Assim se fala bom português.”

10 comentários:

Sereia disse...

Eu ajudo-te, diz-se assim:
"Foda-se, que tá a chover com'ó caraças!"

marco disse...

foda-se que chove como o caraças!
se me molho fodasse o metereologista

Frankie disse...

Pois é Eminência, uma dúvida pertinente, mas todas as dúvidas fossem estas, pq assim era fácil:

"Foda-se, 'tá a chover p'a caraças!"

(lol)

E já ag, a justificação: fodasse implicaria um "se" (tipo: condicional...lol)

Mas não me atrevo a alargar mt mais nas explicações pq, afinal, não fui eu que segui humanidades! lool

Sol disse...

Um bom português diria...

Tá a chover de caraças!Já estou fodido!!!!Foda-se!!!

;))Beijoquinha

Tunana disse...

o erro nao está no verbo "foder", mas sim no verbo "estar"

o correcto é:
"Foda-se, que ESTÁ a chover de caraças!"

**TuNaNa** (->boa em línguas)

Sinistro disse...

O português sempre foi uma lingua muito desastrada. ;)

Saudações...

Unknown disse...

Eu acho que a duvida aqui naõ é se é fodasse ou foda-se, é mais saber quem é que fode com isto tudo! :)

Anónimo disse...

Escreve-se foda-se e nao fodasse....o "se" vem de "que SE foda" ou "foda-SE" nao pertence à palavra fode, necessita de um ifan.

Anónimo disse...

diz-se : FODASSE QUE TÁ A CHOVER PA CARALHO. .|.

Joana disse...

A forma correcta depende de como se usa a palavra.

"Foda-se isto" está certo
"Fodasse isto" está errado

"Foda-se" isoladamente está errado
"Fodasse" está certo